Catarse

Compartilhe:

“Catarse – Poesia por T. Greguol”
Editora Nativa
2002

Meu primeiro livro de poesia, com 65 poemas.

Vinha um CD encartado com 8 poemas musicados e interpretados.

No dia do lançamento desse livro, recebi um telegrama de Carmen e Haroldo de Campos me parabenizando.

Foi um incentivo e tanto.

telegrama

LETRAS // OUÇA JÁ!

NOVO TALENTO DA POESIA LANÇA LIVRO NO SÁBADO, 23/02

T. Greguol celebra o ritmo das palavras em versão impressa e cantada do livro Catarse.

SP, 18/02/02 – Para alguns, a poesia é um grande mistério. Como unir palavras em versos com – ou sem – rimas cheias de sentimento? Alguns poucos conseguem decifrar o segredo e passam a reproduzir suas emoções no papel, a exemplo dos seus ídolos. Esse é o caso de T. Greguol, 23, que desde pequeno usa sua veia poética para extravasar pensamentos e sensações.

A fonte de inspiração é variável. “Costumo escrever quando algo dentro de mim está maior do que eu aguento guardar, não importa se é bom ou ruim: ele precisa sair”, define o jovem poeta. Talvez aí resida a explicação para o seu primeiro livro: Catarse. Purificação? Limpeza da alma? Provavelmente tudo reunido. Ou como o próprio T. define no poema que dá título ao livro:

CATARSE

Ideias que cultivei por coincidência
Coisa à toa
Desencargo de consciência

Meus pensamentos vêm sempre a esmo
Estavam me incomodando
Então, cuspi mesmo!

Suas poesias seguem um ritmo musical. Tanto que Catarse também se tornou um CD, que será vendido em conjunto com o livro. “Já escrevi peças de teatro, contos, crônicas, mas o que eu mais gosto é de fazer poesia. Me lembram letras de música… Acho que sou um músico frustrado que gosta de ler mais que a média”.

Nesse ponto, T. segue à risca a filosofia de um dos seus ídolos, Arnaldo Antunes, um verdadeiro multimídia. “Eu admiro o Arnaldo Antunes por fazer vídeo, livro, música, trilha sonora. Ele não se prende numa só área, não se expõe no ‘mundo-cão’ da TV e é considerado pelo meio ‘culto’. Acho que não tem nada melhor do que atingir esse nível”. O jovem poeta recebe influência de outras fontes, bem variadas: André Abujamra; Augusto dos Anjos; Machado de Assis e Nelson Cavaquinho.

Catarse é resultado de um concurso da Editora Nativa para descobrir novos talentos. O prêmio foi a publicação da obra, o sonho de qualquer jovem autor. Por enquanto o livro pode ser comprado diretamente na editora ou com o jovem autor, em conjunto com o CD. “Penso em vender pela internet, mas esse é um projeto futuro. A ideia por enquanto é sentir a receptividade do público”, explica.

A noite de autógrafos acontece no dia 23 de fevereiro, sábado, a partir das 19h, no Aqui Ponto Com, cyber café. O livro será vendido por R$15,00 e o CD, com oito faixas baseadas em poemas (quatro composições e quatro declamações) por R$10,00 (limite de 50 unidades). O Aqui Ponto Com fica na Av. Faria Lima, 2931.

Comentários estão fechados.